Compensação Previdenciária irá gerar crédito de mais de R$ 20 milhões para o Piauí

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) se reuniu, nesta quarta-feira (08), com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Edison Antônio Garcia. No encontro, o presidente assinou a autorização para efetivar a Compensação Previdenciária (Comprev) para o Piauí. Com isso, o estado receberá mais de R$ 20 milhões, provenientes de crédito previdenciário.

A medida foi solicitada pela superintendência do INSS do Piauí e foi reiterada por Ciro ao presidente do órgão. Para o senador Ciro, essa compensação, “benéfica para o Piauí, chega em boa hora e irá ajudar em áreas importantes”. De acordo com o superintendente, Ney Ferraz Júnior, a autorização vai ajudar a reduzir custos do INSS estadual e os recursos vão ajudar na gestão do Piauí. “O valor poderá ser usado, por exemplo, para investir, pagar salários e débitos de terceirizados”, explicou.

No Piauí, 21 municípios já buscaram o recurso da Compensação Previdenciária junto ao INSS. Com isso irão economizar até 41% com o pagamento de seus aposentados na folha, além de reduzir o déficit, contribuindo para o equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que é o regime próprio do estado.

O que a Compensação Previdência?
Comprev, regulamentada por lei, é um acerto de contas entre o INSS e o RPPS, que é o regime próprio do estado. A após a compensação, o estado ficará responsável pelo pagamento dos benefícios de aposentadoria, assim como das pensões delas decorrentes.

Notícias Relacionadas

Política 325446255962753268

Inscreva-se

Publicidade



Arquivo de Notícia

Parceiros

item