Piracuruca promove Seminário para fortalecer produção de mulheres rurais

Evento destaca o papel das produtoras para o desenvolvimento rural da região dos Cocais

Promovendo a formação de agentes populares para o desenvolvimento rural e a agricultura familiar, nesta sexta-feira (20), Piracuruca foi sede do IV Seminário Territorial de Mulheres, realizado na Escola Agrícola do Centro de Educação Profissional Rural Professor Antonio de Brito Fortes (CEEPRU). Na oportunidade, 450 mulheres de 11 municípios da região dos Cocais participaram das atividades. 

Organizado pelo Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), em parceria da Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria de Agricultura do município, o evento trabalhou iniciativas visando estabelecer práticas de produção sustentável e tecnologias sociais. A iniciativa faz parte do projeto Semeando os Saberes Femininos Agroecológicos, executado pelo CEAA.

Raimundo Magalhães de Brito Neto, secretário de Agricultura de Piracuruca
“Durante o encontro, tivemos a oportunidade de trabalhar as potencialidades de cada comunidade, levando em consideração a realidade que as mulheres vivenciam em suas respectivas regiões, tudo para aperfeiçoar e agregar valores aos produtos. Iniciativas como esta favorecem para a incorporação de renda, ganho social, além de alavancar a economia das comunidades”, destaca o secretário de Agricultura de Piracuruca, Raimundo Magalhães de Brito Neto.

De acordo com a presidente do CEAA, Maria da Luz Fonseca de Sousa, o projeto Semeando Saberes beneficia as mulheres produtoras rurais, promovendo o desenvolvimento da agricultura familiar, com renda e qualidade de vida.

Maria da Luz Fonseca de Sousa, presidente do CEAA
“Com seminários e cursos abordando temas como princípios da agroecologia e práticas produtivas sustentáveis, o projeto auxilia no aperfeiçoamento das mulheres que atuam no campo, para elas sejam referência na transformação da realidade de suas comunidades”, enfatiza a presidente do CEAA.

Além da secretaria de Agricultura de Piracuruca, o encontro também contou com a participação e integração de membros de outros órgãos da esfera municipal, como as secretarias de Cultura e de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) do município.

 

Fonte: ASCOM

Notícias Relacionadas

Piauí 1861234249983133615

Publicidade



Arquivo de Notícia

Parceiros

item