Prefeitura de Piracuruca firma convênio com Detran para municipalização do trânsito

Seguindo o plano de ações de mobilidade urbana e ordenamento da circulação de veículos e pedestres, a Prefeitura de Piracuruca firmou convênio com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) para municipalização do trânsito. A pactuação favorece a ampliação de estratégias para gerenciar melhor o tráfego, além de determinar melhores condições para quem convive na cidade.

De acordo com dados do Detran-PI, atualmente, Piracuruca dispõe de uma frota de 9.452 veículos. Com o termo assinado, nessa terça-feira (25), o município passa a ter uma maior autonomia na administração de ações ligadas ao trânsito, com o planejamento, operação e fiscalização, tanto no perímetro urbano quanto nas estradas municipais, além de realização de atividades de educação para o trânsito.

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, ressalta que com o crescimento da cidade é necessário adotar políticas que melhorem a infraestrutura para mobilidade no trânsito. “Disciplina e conscientização no trânsito representam organização urbana e melhor qualidade de vida para todos os cidadãos de Piracuruca. A municipalização nos dará mais ferramentas e legalidade para que possamos expandir o trabalho, desenvolvendo estratégias para termos um trânsito cada vez melhor e mais seguro em nosso município”, pontua.

Entre as inúmeras inovações vigentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o conceito da municipalização do trânsito, ou seja, a integração de municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), passou a ser adotado. Deste modo, os municípios adquirem a responsabilidade sobre o trânsito da cidade, incluindo o ordenamento do fluxo de veículos e pedestres, a realização de obras de engenharia, entre outras melhorias.


Sinalização e mudanças para melhorar o trânsito
Sistematicamente a Prefeitura de Piracuruca, por meio da Diretoria de Trânsito (Ditran), vem realizando mudanças em vias e acessos do município. As ações incluem sinalização viária vertical e horizontal, como a instalação de placas nas vias e pintura de faixas de pedestre, principalmente em regiões com maior fluxo de pessoas, favorecendo a travessia e aumentando a segurança da população.

Ação integrada em Piracuruca
Em parceria com diversos órgãos, o Ditran também realiza ações, palestras e campanhas educativas. Em escolas municipais são realizados trabalhos de conscientização, tratando sobre a municipalização do trânsito e o cumprimento das regras de trânsito, a exemplo do uso de capacetes, habilitação para conduzir veículos, uso do cinto de segurança, respeito à faixa de pedestre e as demais sinalizações de trânsito.

Fonte: Ascom Detran

Notícias Relacionadas

Prefeitura 5009168135258059588

Publicidade



Arquivo de Notícia

Parceiros

item