Famílias deixam casas após risco de rompimento da Barragem do Bezerro

 
 Uma ordem de evacuação imediata foi emitida após uma vistoria técnica no paredão da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com técnicos do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi), o açude corre risco iminente de romper e famílias foram orientadas a deixarem suas casas. A Barragem do Bezerro tem capacidade de armazenamento de 10 milhões de metros cúbicos de água. 
"Por volta das 6h fomos comunicados que havia um vazamento no maciço da barragem que é conhecido como paredão. Acionei o Idepi que prontamente enviou uma equipe de Teresina e constatou o risco iminente de rompimento. Desde então, estamos tomando todas as providências para tentar aliviar a pressão da barragem e evitar uma tragédia", contou Mauro Torres, secretário de Infraestrutura do município. Ele disse ainda que foi aberta uma válvula de descarga do açude e máquinas estão sendo usadas para rebaixar o nível do sangradouro. 

"Estão cavando para aliviar a pressão no paredão e evitar que se rompa. Nos últimos dias, choveu bastante e por isso o nível da água aumentou tanto", acrescenta.
Moradores das comunidades Assaí, Simpatia, São Fernandes e Assentamento Lembrada foram orientados a deixarem suas casas. 

O Corpo de Bombeiros montou um posto no município. Equipes do Idepi, Defesa Civil e prefeitura de José de Freitas estão no local.

Fonte:https://cidadeverde.com

Publicidade

Acessos

Inscreva-se

FACEBOOK

Arquivo de Notícia

Parceiros

item