Estudantes de Cocal dos Alves levam ouro e se destacam mais uma vez em olimpíada de Matemática

Os estudantes de 15 anos Sávio e Patrick Saul Amaral receberam nessa terça-feira (14) três medalhas de ouro durante a cerimônia de premiação da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), que ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os gêmeos fazem o 9º ano do ensino fundamental na Escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves.

Os adolescentes estavam entre os 501 alunos de escolas públicas que receberam medalha de ouro. Com essas, eles já possuem cinco. Ainda na cerimônia, 1.500 estudantes levaram para casa medalhas de prata e 4.500 conquistaram as de bronze. Outros 42.482 tiveram menções honrosas. 
Os dois são filhos do professor Antônio Cardoso Amaral que também já se destacou na olimpíada. Eles vivem em Cocal dos Alves, a cidade que tem um dos mais baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil [0,497 no indicador da Organização das Nações Unidas], mas na matemática está entre as primeiras. 

A influência do professor Amaral na escolha da carreira chegou longe. Sandoel Vieira tem 24 anos e também é de Cocal dos Alves. Estudante da Escola Augustinho Brandão, participou desde 2005 da Obmep. De lá para cá, colecionou medalhas de ouro, se formou em matemática pela Universidade Federal do Piauí e, atualmente, está fazendo doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). 

Para Sandoel, os alunos de agora, na cidade, além de incentivos dos professores, já começam a se espelhar em outros que receberam prêmios. “O pessoal começou a acreditar que era possível e ficou na cabeça das pessoas que, de alguma maneira, a educação é o meio para uma vida melhor”, acrescenta.

Fonte: http://www.blogdocoveiro.com.br/

Notícias Relacionadas

Piauí 7960525430064567352

Publicidade

Acessos

Inscreva-se

FACEBOOK

Arquivo de Notícia

Parceiros

item