Agentes comunitários recebem capacitação para identificação de casos de tuberculose em Piracuruca

Como parte da programação de ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, nesta quarta-feira (29), a Coordenadoria de Atencão Básica, sob liderança da enfermeira Francielle Castro, promoveu capacitação com os agentes comunitários de saúde sobre prevenção, como identificar os sintomas e como acompanhar o tratamento da tuberculose.

De acordo com o médico Diógenes Santana, nos últimos anos houve um aumento do número de casos de tuberculose no Brasil devido a casos negligenciados ou não reconhecidos pelas equipes de saúde, que só eram identificados em um estágio bastante avançado da doença.

“Infelizmente, a tuberculose é bastante relacionada às condições socioeconômicas da população. Ela acomete qualquer pessoa, mas está presente, principalmente, entre a população mais vulnerável. Por isso, destacamos o trabalho dos agentes comunitários nesse processo e reforçamos a importância de saber reconhecer os sintomas da doença para que o agente oriente o paciente a procurar o posto de saúde nos estágios iniciais da doença", diz o médico.

Para o agente comunitário de Saúde, Erisson Silva, a capacitação trouxe mais subsídios aos participantes para atuarem nas comunidades e estarem mais atentos ao surgimento de casos da doença.

“Esse tema nos alerta para a necessidade de estarmos mais sensíveis aos sintomas e presar mais atenção às pessoas em relação à doença. Foi um encontro muito proveitoso, pois agregamos mais informações para atuamos melhor em nossas bases”, comenta o agente comunitário de Saúde, Erisson Silva.

Fonte: ASCOM

Notícias Relacionadas

Saúde 1346168598565480633

Publicidade

Acessos

Inscreva-se

FACEBOOK

Arquivo de Notícia

Parceiros

item