Iniciados os trabalhos de diagnóstico ambiental do Rio Piracuruca

Órgãos ligados ao Meio Ambiente iniciaram o levantamento de dados para a elaboração do diagnóstico ambiental do Rio Piracuruca. O trabalho é uma parceria entre a Prefeitura de Piracuruca e o Governo do Estado, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR). O documento também será enviado à Agespisa.

Nesta quarta-feira (22), a equipe vistoriou as margens, direita e esquerda, no trecho do Rio Piracuruca que passa pela zona urbana da cidade. O diagnóstico ambiental deverá orientar os gestores públicos para executar ações de conscientização de preservação do meio ambiente no município.  A previsão é de que o diagnóstico fique pronto no prazo de um mês.

Milciades Gadelha, responsável por elaborar o diagnóstico ambiental no Rio Piracuruca, explica que o trabalho será feito a partir do maciço da barragem e será concentrado no trecho de 7 km do rio, que passa pela zona urbana da cidade.

“Para elaborar o diagnóstico, iremos ouvir a população ribeirinha e também verificar alguns pontos como, por exemplo, processo de erosão, acúmulo indevido de lixo e presença de comunidades ribeirinhas. Uma peculiaridade é que o Rio Piracuruca também é utilizado para o lazer. O diagnóstico ambiental deverá orientar os gestores públicos, do município e do Estado, para executar ações de conscientização de preservação do meio ambiente’, explica Melciades Gadelha.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Manoel Filho, o diagnóstico é importante para reforçar as ações de revitalização do Rio Piracuruca. “As equipes da Secretaria já realizam o trabalho de retirada de aguapés e dos focos de lixo que ficam acumulados nas margens do Rio. Pedimos que a população também contribua com esse trabalho, evitando jogar lixo nas margens ou no leito do Rio, que é um patrimônio da cidade e, inclusive, usado como área de lazer”, encerra Manoel Filho.

Fonte: ASCOM

Notícias Relacionadas

Prefeitura 717871271751320155

Publicidade

Acessos

Inscreva-se

FACEBOOK

Arquivo de Notícia

Parceiros

item