Alunos de Piracuruca participam de palestra sobre educação alimentar

Além dos exercícios e atividades físicas, a boa alimentação é essencial para uma vida saudável. Com o objetivo de envolver crianças em uma rotina alimentar equilibrada, nesta sexta-feira (4), foi realizada uma palestra destacando os caminhos para uma alimentação saudável e adequada, no Centro Médico do bairro Esplanada, em Piracuruca.

Na oportunidade, cerca de 80 crianças das turmas do Ensino Infantil e do 1º ano da Unidade Escolar Raimundo Nonato da Trindade, acompanharam, de forma lúdica e dinâmica, as orientações da nutricionista Cibelle Abreu sobre o gerenciamento da alimentação diária e uma dieta apropriada. 

“É importante esta abordagem com crianças, pois ao aprenderem desde cedo a importância de uma alimentação saudável, elas tendem a deixar de fora cardápio produtos industrializados, substituindo por frutas, verduras e produtos naturais. Deste modo, muitas doenças são evitadas”, afirma a nutricionista. 

Promovendo a educação alimentar e nutricional, a iniciativa desenvolvida pelo Curso de Agentes Comunitários de Saúde, por meio Escola Técnica do SUS (ETSUS), em parceria com a Secretaria de Saúde de Piracuruca, visa contribuir para fortalecer a alimentação saudável, sobretudo no enfrentamento de questões relacionadas ao sobrepeso e a obesidade de crianças e adultos.

“Temos de fortalecer a agenda da alimentação saudável para que possamos enfrentar a questão do sobrepeso e da obesidade, principalmente a infantil. Hoje, focamos na importância da alimentação e da reeducação alimentar das crianças. Estes momentos são importantes, pois fornecem orientações para as crianças, que acabam levando aos familiares os ensinamentos para que eles sigam por caminhos saudáveis", explica Ruana Spindola, professora do Curso.

O Curso de Agentes Comunitários de Saúde abrange as cidades de Piracuruca, São João da Fronteira e São José do Divino. A Prefeitura de Piracuruca é parceira do projeto que conta, também, com apoio das esferas Estadual e Federal. As aulas são ministradas no polo da Universidade Estadual do Piauí, em Piracuruca.

Obesidade infantil
O crescimento nos índices de obesidade infantil tem preocupado as autoridades de saúde. De acordo com números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), neste ano, pelo menos 41 milhões de crianças com menos de 5 anos são obesas ou estão acima do peso no mundo.

No Nordeste, relatório da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) aponta que 28,15% das crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso.

Fonte: ASCOM

Notícias Relacionadas

Prefeitura 4680058852213656486

Publicidade

Acessos

Inscreva-se

FACEBOOK

Arquivo de Notícia

Parceiros

item