PF prende madeireiros acusados de esquema criminoso de transporte de madeira ilegal no interior do Piauí

Com objetivo de combater um esquema criminoso de transporte de madeira ilegal, inclusive com a participação de agentes públicos, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram na manhã de hoje (12/07) a Operação Cupinzeiro no município de Elizeu Martins, distante cerca de 335 km ao norte de Teresina. Os policiais cumprem 55 mandados judiciais, sendo 11 de prisão temporária, em nove municípios do Pará, Maranhão, de Sergipe e do Piauí.

Segundo a PF, os alvos são madeireiros, policiais rodoviários federais, fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Dom Eliseu, no nordeste do estado, e transportadores de madeira.

Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão, nas cidades de Belém, Ananindeua e Dom Eliseu, no Pará; Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Trizidela do Vale e Itinga, no Maranhão; Ribeirópolis, em Sergipe, e Eliseu Martins, no Piauí.

As investigações começaram em 2015, pela Corregedoria Regional da PRF do Pará. A PF apurou ainda que o esquema criminoso foi responsável pela série de atos de vandalismo em Dom Eliseu, em dezembro do ano passado, quando estava em curso uma operação de combate a crimes ambientais na região.

“Madeireiros, agentes públicos e intermediários se reuniram para instigar e financiar depredação, furtos e incêndios em Dom Eliseu, às sedes da PRF, Câmara, prefeitura e Departamento Municipal de Trânsito”, informa em nota a Polícia Federal.

Os envolvidos no esquema são acusados dos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público, falsidade ideológica, incêndio doloso e danos ao patrimônio público. Os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal no Pará para serem ouvidos e depois serão postos à disposição da Justiça.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Piauí 7567359678592522037

Publicidade

Acessos

Inscreva-se

FACEBOOK

Arquivo de Notícia

Parceiros

item